Memento Mori no III FIS – Festival Internacional de Teatro de Sombras de Taubaté

No mês de Maio de 2016 aconteceu o III FIS – Festival Internacional de Teatro de Sombras organizado pela Cia Quase Cinema de Taubaté. O Festival é uma iniciativa linda dos fundadores da Cia Quase Cinema, Ronaldo Robles e Silvia Godoy, que busca fomentar o fazer teatral com Teatro de Sombras  através do encontro das companhias de teatro do Brasil e do mundo que investigam essa fascinante linguagem.

Nós fomos convidados para participar do festival com nosso espetáculo Memento Mori – Um Ensaio para  a Morte!

cartaz FIS 2016

 

Foi uma linda experiência apresentar nossa pesquisa para um público tão especial que vive e respira a linguagem do Teatro de Sombras! Foi muito gratificante poder ouvir a opinião e as sugestões de pessoas que se dedicam ao estudo dessa linguagem a anos. Agradecemos imensamente a todos os participantes, a organização do festival, aos produtores que nos auxiliaram no dia da apresentação e principalmente ao Ronaldo e a Silvia pelo convite, confiança e pela receptividade! Muito obrigada!

Equipe Companhia da Sombra

Companhia da Sombra na Residência de Construção de Silhuetas com Federica Ferrari do Teatro Gioco Vita no III FIS – Festival Internacional de Teatro de Sombras em Taubaté/SP

Em Maio de 2016 aconteceu a Residência Artística com Federica Ferrari no III FIS – Festival Internacional de Teatro de Sombras.

Residência Federica Ferrari foto

 

Esta residência foi uma iniciativa do projeto Proncovô – Território das Artes da Cia Quase Cinema que visa a difusão, formação e intercâmbio de fazer artístico.

Federica Ferrari trabalha a 15 ano na companhia de Teatro Gioco Vita, grupo teatral que é o maior expoente nos dias de hoje quando falamos em Teatro de Sombras contemporâneo. Federica trabalha no desenvolvimento e produção dos bonecos (Silhuetas) utilizados nos espetáculos do Teatro Gioco Vita.

Nossa atriz e coordenadora, Daiane Baumgartner, teve a oportunidade de participar da residência e vivenciou durante 4 dias uma imersão no mundo das silhuetas elaborando e desenvolvendo os bonecos para o teatro de sombras com mecanismos e traquitanas das mais diversas.

IMG_5086

Obrigada Federica por compartilhar conosco todo o seu conhecimento e experiência!

FullSizeRender 11

Workshop com Natacha Belova

O Brasil recebeu em Março e Abril de 2016 uma das maiores bonequeiras do mundo! Natacha Belova!

Natacha Belova nasceu na Rússia, mas vive na Bélgica há 20 anos, trabalhou com cenografia e figuro e depois rumou para o trabalho com marionetes. Seu trabalho e técnica são hoje muito conhecidos no mundo todo e Natacha viaja o mundo levando sua pesquisa para muitos bonequeiros.

Nos dias de 23 de março a 02 de abril foi a vez do Brasil, mais especificamente, Belo Horizonte, receber o fantástico workshop que aconteceu no espaço do grupo Pigmalião Escultura Que Mexe e nossa atriz e coordenadora aproveitou o workshop para iniciar a sua pesquisa para o novo espetáculo da Companhia da Sombra.

Conheça mais o trabalho da Natacha através da sua página no Facebook

 

IMG_4610 IMG_4615 IMG_4117

Leia mais sobre esse assunto em  http://oglobo.globo.com/sociedade/conte-algo-que-nao-sei/natascha-belova-figurinista-cenografa-artesa-mao-humana-traduz-nosso-espirito-17411013#ixzz47zGAJqCb
© 1996 – 2016. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

E a Casa Caiu! no Circuito Municipal de Cultura

Nos meses de Março, Abril e Maio estivemos, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, circulando por algumas Bibliotecas e Casa de Cultura da cidade de São Paulo com nosso espetáculo infantil “E a Casa Caiu!”

Augustando - Março:2016

Foram 10 apresentações onde atendemos o público em geral de diversos bairros e diversas escolas. Passamos pelos bairros de São Mateus, São Miguel, Tremembé entre outros de todas as regiões de São Paulo.

Agradecemos imensamente a presença de todos, recebemos muitos feed-backs positivos, fomos muito bem recebidos por todos os lugares que passamos! Muito obrigada pessoal!

E a Casa Caiu - Fui e Vou - Circuito Municipal de Cultura - Mar, Abr, Mai:2016

 

As apresentações aconteceram nos seguintes locais!

  • 12/03 – sábado – Centro Cultural da Juventude – 15h
  • 17/03 – quinta – Biblioteca Paulo Sergio Milliet – 10h30
  • 01/04 – sexta – Casa de Cultura São Matheus – 10h
  • 09/04 – sábado – Biblioteca Hans Cristhian Andersen – 14h
  • 10/04 – domingo – Biblioteca Padre José de Anchieta – 11h
  • 15/04 – domingo – Casa de Cultura Santo Amaro – 9h30
  • 27/04 – quarta – Casa de Cultura Tremembé – 11h
  • 29/04 – sexta – Casa de Cultura São Miguel – 11h
  • 30/04 – sábado – Casa de Cultura M boi Mirim – 15h
  • 22/05 – domingo – Biblioteca Álvares de Azevedo – 11h
capaface

Oficina para iniciantes!

Inscrições abertas!

O Fantástico Mundo do Teatro de Sombras
Módulo 1 – Introdução ao Teatro de Sombras

A Companhia da Sombra juntamente com o Espaço Cultural Capitu apresentam o curso de Teatro de Sombras, O Fantástico Mundo do Teatro de Sombras!

A Oficina de Teatro de Sombras oferecida pela Companhia da Sombra tem o objetivo de introduzir os participantes no universo do teatro de sombras e suas linguagens. O curso é composto por seis módulos, sendo possível cursá-los individualmente.
Dia 05 de março vamos iniciar o primeiro módulo – Introdução ao Teatro de Sombras.
Neste módulo o participante irá conhecer: uma breve história do teatro de sombras e suas principais técnicas; os principais grupos de teatro de sombras do Brasil e do mundo; os conceitos físicos da luz e os principais equipamentos utilizados. O curso contempla ainda uma breve montagem de uma cena de Teatro de Sombras opacas na caixa, onde cada aluno poderá construir o seu boneco e começar a entender como funciona a manipulação para teatro de sombras.
O curso não tem requisitos e é voltado para adultos, pais, professores, adolescentes e jovens interessados em teatro de sombras.
Carga horária: 12 horas – 1 mês
Investimento: R$ 150,00 – Material didático incluso!

Inscrições e informações:
oficina@companhiadasombra.com,br
Daiane Baumgartner: (11) 96499-2861
Espaço Cultural Capitu: (11) 2893-8064

Realização:
Companhia da Sombra e Espaço Cultural Capitu
Rua Muriaé, 48 – Vila Dom Pedro I (5 minutos do metrô Ipiranga)

Evento na nossa Fanpage!