CAPA-FACE-MEMENTOMORI-NOVEMBRO-sem data

 

Sinopse do Espetáculo

O Memento Mori é a lembrança da morte. A terrível consciência da finitude que nos define como espécie. Dos sussurros dessa voz nas trevas nasce a ficção de horror como a conhecemos: ensaios para a morte. A Companhia da Sombra vem abraçar essa iconografia do horror gótico do séc. XIX, apostando na estética do teatro de sombras como uma espécie de “lar natural” para essa antiga voz que nos sussurra dos lugares escuros. Convidamos o público para adentrar conosco esse estado de trevas, entre vultos ameaçadores, espectros sombrios, cemitérios em ruínas e casas mal assombradas, para não apenas lembrar da morte, mas dançar com ela um melancólico e macabro bailado.Memento Mori 5

Release

O Teatro de Sombras é uma das mais antigas e lúdicas manifestações das artes cênicas. Um jogo de ilusões em que as sombras projetadas pelos corpos das atrizes, combinadas com silhuetas, bonecos e diversos tipos de efeitos insinuam um verdadeiro universo cênico que se manifesta numa simples tela diante da platéia. Cada espectador se vê convidado a “preencher”, com sua própria bagagem e experiências de vida, as lacunas que os vultos projetados evocam, o que torna o teatro de sombras um dos mais fortemente imaginativos subgêneros teatrais.

Ao contrário do que normalmente se espera quando se trata de teatro de animação, o espetáculo “Memento Mori” não é direcionado para o público infantil. A faixa etária recomendada é acima dos 14 anos. A peça é inspirada na literatura gótica do século XIX e no cinema de horror clássico e acontece em um tela de 2,7m de altura por 3,5 de largura. A aposta da Companhia da Sombra é na evidente afinidade estética entre o teatro de sombras e a iconografia do horror gótico, especialmente em suas variações mais old school. Durante o espetáculo, formas sinistras, vultos ameaçadores e aparições espectrais se manifestam para o público, não meramente para aterrorizar ou dar sustos, mas para evocar a morbidez e a melancolia que caracterizam a abordagem gótica.

A expressão “memento mori” significa “lembrança da morte”. Em cima desta temática o espetáculo questiona o que acontece conosco para o além vida. Ainda continuaremos existindo de alguma forma? Fantasmas, espectros e demônios estariam esperando por nós na escuridão além túmulo? O espetáculo, como nas melhores obras de horror que o inspiraram, não oferece ao público nenhuma resposta definitiva, mas  convida o espectador a se deixar conduzir por um estado de trevas, em busca de suas próprias respostas.

Após a apresentação o público é convidado a ir atrás da tela para conhecer os mistérios e segredos escondidos deste fantástico gênero teatral.

 Memento Mori 11_Fotor

 

Ficha Técnica

Concepção: Companhia da Sombra

Direção e Pesquisa: Rodrigo Emanoel Fernandes

Dramaturgia: Companhia da Sombra

Atrizes/Ator- Sombristas:  Daiane Baumgartner, Natália Kesper e Marcos Calegari

Cenário: Juciê Batista

Música original e fotografia: Bruno Hayata

Operador de som: Rodrigo Emanoel Fernandes

Operador de som stand-in: Bruno Hayata

Ilustração e Comunicação Visual: Glaucia Silva

Produção: Andressa Francelino e Daiane Baumgartner

 

Quer saber mais sobre nosso o espetáculo Memento Mori?

Visite o blog do espetáculo clicando AQUI!

 

Agenda de Apresentações

 

Fotos das apresentações

1 2

 

2

 

2 2

 

Memento Mori 12

 

1

 

Memento Mori 8

 

Memento Mori 13