capaface---semdata

 

O teatro de sombras é umas das mais antigas manifestações teatrais, e por muito tempo esteve adormecida. Mas, partir dos anos 70 houve um renascimento do Teatro de Sombras no Ocidente. E no Brasil esta arte vem crescendo de modo significativo. DSC_0215_Fotor_Fotor

A sombra sempre fascinou o homem e está presente em sua vida desde a origem da humanidade, neste sentido, a sombra não poderia estar de fora da produção artística. O teatro de sombras foi uma das primeiras manifestações teatrais e o seu ressurgimento na contemporaneidade propõe a possibilidade de cruzamento de técnicas muito antigas e tradicionais com a tecnologia atual criando um teatro de sombras que dialoga com a atualidade.

Essa possibilidade propicia ao sombrista brincar com luzes e sombras abrindo um canal consciente de abstrações. Assim, podemos experimentar, trabalhar e controlar as sombras promovendo a intensificação das qualidade estéticas, simbólicas e formais das imagens representadas rompendo com convenções mais tradicionais. Esse exercício amplia de forma significativa as possibilidades de representação da realidade com teatro de sombras.

O teatro de sombras contemporâneo se apresenta como uma linguagem híbrida que dialoga com vários campos artísticos como as artes plásticas, cinema, performance, dança, teatro, vídeo-arte, entre outras. São imensas as possibilidades que existem para o trabalho com teatro de sombras.

Diante destes expostos a Companhia da Sombra procura, com esta oficina, fomentar e incentivar a produção desta arte tão efêmera e cheia de possibilidades!

24_Fotor_FotorSinopse do Projeto

O curso tem por objetivo levar aos interessados as informações e pesquisas sobre o teatro de sombras tradicional e contemporâneo. Propiciar aos participantes, após as informações apresentadas, exercícios práticos de criação, produção e manipulação no Teatro de Sombras. Desenvolver com os participantes estudos em dramaturgia para teatro de sombras, iluminação, telas e locais de projeção, como também construção de silhuetas (opacas e translúcidas), sombras corporais e de objetos tridimensionais.

 

Ficha Técnica

Orientadora: Daiane Baumgartner

Produtor e Técnico: Bruno Carlos Hayata

Comunicação Visual: Glaucia Silva

 

Conheça mais sobre a nossa oficina acessando o nosso canal no YouTube

Agenda

 

Fotos das oficinas já realizadas:

1

 

2

 

3

 

4

 

5

 

6

 

7

 

8

 

9

 

10

 

11